Cefet-RJ faz oficina sobre história e cultura afro-brasileira
Professores e gestores da rede Federal de Educação Tecnológica participaram esta semana no Cefet-RJ de encontro e oficina de capacitação sobre as diretrizes curriculares das relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
Durante dois dias, eles debateram formas de aplicar a Lei nº 10.639, de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino da história da África no currículo da rede federal de educação profissional e tecnológica. De acordo com o coordenador de Execução e Monitoramento de Projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Elias Vieira, que participou do encontro, a capacitação teve o objetivo de criar condições no Cefet-RJ para adaptar o currículo segundo determinações da Lei nº 10.639, o que deve ocorrer, progressivamente, em toda a rede federal.
A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) asseguram o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira. É, igualmente, assegurado o direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos os brasileiros. (Assessoria de Imprensa da Setec)