MEC discute formação de jovens no mundo globalizado
A educação de jovens na era da globalização é o tema que a diretora do Departamento de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Ivone Maria Elias Moreyra, discutirá, no próximo dia 10, na Conferência Internacional de Educação, Cultura e Tecnologia. O evento ocorre paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, que começou no último dia 6, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Este ano, estudantes de todo o Brasil competem em 48 áreas profissionais. São 504 alunos do Senai, que terão seus conhecimentos, capacidades e habilidades avaliados. Os com melhor classificação serão selecionados para participar do Torneio Internacional de Educação Profissional (World Skills), previsto para 2007, no Japão.
A Olimpíada do Conhecimento, realizada a cada dois anos, se estende até 14 de março.
Ivone Moreyra vai propor a reflexão de três tópicos em sua palestra: no primeiro, situará a juventude nos tempos cronológico e histórico e discutirá a construção da identidade jovem. No segundo, analisará a participação dos jovens nas organizações, sejam elas de caráter político, religioso ou relacionadas ao teatro ou à música. O último ponto será uma reflexão sobre o papel da escola na formação do jovem.
Ana Júlia Silva de Souza