Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituições podem se candidatar para oferecer formação continuada
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Alagoas sedia Encontro Internacional de Corais

  • Sexta-feira, 28 de julho de 2006, 13h17
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 12h27

As cidades de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro, em Alagoas, sediarão, entre os dias 20 e 23 de setembro, o Encontro Internacional de Corais (Encoral). O evento, que reunirá grupos do Brasil, América Latina e Europa, tornou-se referência entre os festivais de corais e, por isso, atrai o interesse de grupos brasileiros e internacionais.

A ópera A Flauta Mágica será a atração de abertura do encontro. A obra de Mozart, escrita em 1731, tem dois aspectos fascinantes: a história, quase infantil, que raramente chega às crianças, e a música que, há 275 anos, encanta os adultos. O Encoral é promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL) e faz parte da programação de comemorações dos 96 anos da escola.

O evento é promovido pelos coralistas associados do Cefet-Alagoas (Coretfal), com 15 anos de experiência neste tipo de organização. Criado em 1975, pela maestrina Maria Augusta Monteiro, com o objetivo inicial de difundir a cultura musical no universo das escolas técnicas, o Coretfal tornou-se referência para a cultura alagoana.

Na década de 80, sob a regência da professora Maria de Fátima Monteiro Menezes, o coral passou a admitir a participação de ex-alunos, realizando uma atividade de extensão junto à comunidade. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa no campo da música popular brasileira e folclórica, procurando difundi-las e valorizá-las.

Lançamento – O lançamento do Encoral ocorreu na segunda-feira, 24. A solenidade foi aberta pelo diretor-geral do Cefet-AL, Roland Gonçalves, que elogiou a iniciativa da maestrina Maria de Fátima Monteiro Menezes, coordenadora do Coretfal e de sua mãe, Maria Augusta Monteiro, hoje professora aposentada da instituição. “Realizar este encontro internacional, em parceria com o Coretfal, é uma forma de reafirmar a importância da arte no cumprimento da mais substancial missão da educação: o desenvolvimento do espírito de cidadania”, afirmou Gonçalves.

Os coros interessados em participar têm até o próximo dia 31 de julho para fazer a inscrição. O encontro contará com uma banca avaliativa, composta por maestros e outros profissionais convidados que, ao final do evento, entregarão um relatório técnico com sugestões para o melhor desempenho dos grupos participantes. Mais informações na página eletrônica do Encoral.

Repórter: Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página