Escola maranhense promove semana de ações inclusivas
A Escola Agrotécnica Federal de São Luís (MA) realizará, entre 6 e 9 de junho, a Semana de Ações Inclusivas. O evento visa sensibilizar a comunidade escolar, com a discussão de temas polêmicos e atuais relacionados às pessoas com necessidades especiais, trabalho escravo, diversidade racial e questões de gênero.
“A EAF de São Luís, preocupada com a formação humana de seus alunos, leva ao debate público temas imprescindíveis para o fortalecimento da cidadania, pois entendemos que educar significa prover a participação motivada e competente de todos”, diz o diretor-geral da escola, Vespasiano de Abreu da Hora.
Serão realizadas palestras, oficinas e apresentações artísticas. Representantes de entidades governamentais e de ONGs de São Luís, servidores e alunos da agrotécnica também participarão do evento, que tem o apoio da Associação de Pais de Alunos Excepcionais do Maranhão (Apae-MA) e da Delegacia Regional do Trabalho do Maranhão (DRT-MA).
A professora Maria Alice Cadete Silva Lisboa, uma das organizadoras do evento e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), afirma que “a escola ratifica o seu papel social, fortalecendo, com esse evento, as ações afirmativas, que implicam em mudança de postura e de concepção”.
Debates – Segundo o diretor Vespasiano, debates dessa natureza contribuem para universalizar e incluir setores que estão excluídos da sociedade, dando a eles a essência da oportunidade, ou seja, a possibilidade de serem incluídos na escola. “Assim, a agrotécnica abre espaços para que sejam debatidos internamente temas atuais e relevantes que, certamente, contribuem para o desenvolvimento da comunidade”, finaliza. (Assessoria de Imprensa da Setec)