Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Instituto Federal da Bahia inaugura campus avançado depois de uma reforma de R$ 1 milhão

  • Segunda-feira, 22 de outubro de 2018, 20h31
  • Última atualização em Segunda-feira, 22 de outubro de 2018, 21h47

O novo pavilhão do Campus Avançado Ubaitaba conta com dez salas de aula, banheiros, almoxarifado, e deverá beneficiar 400 alunos (Foto: André Nery/MEC)O novo Campus Avançado Ubaitaba, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), foi inaugurado nesta segunda-feira, 22, depois de passar por uma reforma de R$ 1 milhão para adequação das salas ao padrão adotado pela instituição. O novo pavilhão conta com dez salas de aula, banheiros, almoxarifado, e deverá beneficiar 400 alunos. O ministro da Educação, Rossieli Soares, participou da cerimônia.

O ministro destacou que esse novo prédio trará mais desenvolvimento para o município e para toda região por meio de uma educação profissional, técnica e qualificada. Ele comentou que por ser uma localidade com uma produção forte de cacau, a instituição, além de potencializar os benefícios que o produto agrega para a região, no futuro, poderá realizar pesquisas de beneficiamento do fruto.

“A educação profissional é o caminho para apoiar essa região. O Instituto Federal da Bahia passa a ter aqui um prédio mais adaptado, com grandes profissionais que vão ajudar a transformar a cidade”, enfatizou o ministro. Ele ainda frisou que são passos como esses que transformam a educação brasileira e o país: “É uma esperança para o futuro da cidade e dos jovens.”

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, disse que nos últimos anos o instituto tem cumprido a missão de levar educação de qualidade para quem mais precisa, pois 70% dos alunos estão abaixo da linha da pobreza. “Abrimos nossas portas para colocar os jovens aqui dentro, e tirá-los do tráfico ou da mão da bandidagem. Ampliamos a vida dessas pessoas para além dos 20 anos. É uma oportunidade de formar bem”, comemorou o reitor.

IFBA – Com mais de 18,8 mil estudantes, o instituto está presente em 22 cidades da Bahia. São oferecidos cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnológico), cursos técnicos profissionalizantes (integrado, subsequente e proeja) e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu, além de mestrado e doutorado). O IFBA conta, ainda, com programas de extensão, como o Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Mulheres Mil e Pronatec.

São 21 campi (Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequiê, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista), um campus avançado (Ubaitaba), um núcleo avançado (Salinas da Margarida) e um polo de inovação (Salvador).

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página