IFSul anuncia ampliação de campus avançado e contrata empresa para obras de R$ 1 milhão
Foi anunciada nesta terça-feira, 23, a contratação da empresa que fará a obra de ampliação do Campus Avançado de Novo Hamburgo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O Ministério da Educação liberou R$ 1 milhão para reforma e adaptações do Bloco 4 da unidade. Com os recursos serão construídos laboratórios, mini-auditório, sanitários, salas de aula, guarita, fachada e pátio coberto.
O ministro da Educação, Rossieli Soares, visitou a instituição e se comprometeu a enviar os recursos adicionais que forem necessários para melhorias já licitadas. Ele ainda disse que cada vez mais está apaixonado pela educação técnica e acredita que esse é o caminho para o Brasil. “Quem faz educação técnica continua os estudos ao longo da vida. Um menino que vem fazer mecatrônica aqui tem muito mais desejo e chances de continuar estudando”, ressaltou Rossieli.
O Campus Avançado de Novo Hamburgo oferta 161 vagas de cursos de formação inicial e continuada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Bolsa Formação e 120 vagas de cursos técnicos vinculados ao Programa Profuncionário, sendo estes cursos destinados a servidores da educação ligados às redes municipal e estadual. Além desse Campus, o IFSul, cuja sede administrativa está localizada em Pelotas (RS), ainda conta com mais 13 campi: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Camaquã, Venâncio Aires, Santana do Livramento, Sapiranga, Lajeado, Gravataí e Jaguarão.
Mostratec – O ministro da Educação também participou nesta terça-feira, 23, da abertura da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) em Novo Hamburgo (RS). Considerada uma das mais importantes do país, a feira é realizada anualmente pela Fundação Liberato, naquela cidade. O evento apresenta projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos do ensino fundamental, médio e da educação profissional de nível técnico do Brasil e de outros países.
Rossieli destacou que a Mostratec tem sido uma grande vitrine do que é feito na educação tecnológica, na construção de soluções e de robótica. De acordo com o ministro, ela se tornou a maior feira e a maior oportunidade para jovens do brasil exporem seus projetos. “Que isso que vemos aqui contamine as escolas públicas, e mostre que é possível fazer uma educação diferente e que transforma a vida desses jovens”, enfatizou o ministro.
Assessoria de Comunicação Social