Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Paulo Freire é declarado o patrono da educação brasileira
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cidade gaúcha ganha escola técnica

  • Quinta-feira, 26 de outubro de 2006, 12h08
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 09h24

O Ministério da Educação inaugura nesta quinta-feira, dia 26, às 15h, a primeira escola técnica de Charqueadas, Rio Grande do Sul. A nova instituição é uma unidade de ensino descentralizada (Uned) do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas. 

A Uned de Charqueadas integra o programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Foi projetada para suprir a demanda do município por educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Há na região grande procura por profissionais e quadros técnicos de nível médio para empresas dos setores metalúrgico, mecânico, moveleiro, agroindustrial, têxtil e de alimentos.

Para instalar a unidade, foram investidos R$ 1,5 milhão, verba oriunda do programa de expansão do MEC. A escola está instalada em uma área de seis mil metros quadrados, doada pela prefeitura.

Compromisso — A cerimônia de inauguração contará com a presença do secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco; do secretário-executivo, José Henrique Paim Fernandes, e do prefeito de Charqueadas, Jaime Guedes Silveira. Eliezer considera a Uned de Charqueadas mais um passo da política de expansão da rede. “Estamos reafirmando o nosso compromisso de promover a inclusão social e educacional, além da expansão de escolas”, afirmou.

As aulas começaram no dia 11 de setembro, com o curso técnico de nível médio em informática na modalidade educação de jovens e adultos. Inicialmente, foram oferecidas 40 vagas, com ingresso por meio de sorteio. Em fevereiro de 2007, será implantado o curso técnico de mecatrônica, integrado com o ensino médio, com 96 vagas e ingresso por vestibular. (Assessoria de Imprensa da Setec)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página