Projeto do Cefet-RN apresenta solução para a construção civil
A fabricação de blocos de concretos a partir de resíduos de pneus reciclados foi a alternativa encontrada por pesquisadores do Rio Grande do Norte para dar uma destinação adequada aos pneus usados. A iniciativa é do Núcleo de Pesquisas de Qualidade e Produtividade no Setor da Construção Civil, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN). O projeto intitula-se Investigação Experimental de Traços para Blocos de Concreto para Alvenaria de Vedação com Adição de Resíduos de Pneus Reciclados.
O professor dos cursos de tecnologia em produção da construção civil e tecnologia em materiais, Edilberto Vitorino Borja, e o aluno do curso de tecnologia em materiais, Eylissom André dos Santos trabalharam no projeto de maio a dezembro de 2004 e suas conclusões apontaram para soluções que minimizam os impactos ambientais causados pela destinação de pneus descartados, que possuem um tempo indeterminado de permanência na natureza sem decomposição por processo natural.
A deposição de pneus usados em terrenos baldios, rios, lagoas e aterros sanitários é um dos principais desafios ambientais enfrentados no mundo. A utilização de pneus em obras de construção civil, além de dar uma destinação a um elemento de alto impacto ambiental, poderá proporcionar uma significativa economia na área da construção civil.
"A parte inicial da pesquisa trata dos estudos da composição dos materiais para a fabricação de blocos de concreto para alvenaria de vedação, com resíduo de pneu. A partir das quantidades que cada material deverá ter na mistura final, moldam-se blocos para análise das propriedades físicas e mecânicas por meio de ensaios laboratoriais. Os testes deverão atender às exigências mínimas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referentes ao assunto. Serão testadas a resistência à compressão e à absorção", informou o professor.
O projeto do Cefet-RN está de acordo com a tendência mundial de se construir com resíduos sólidos, combinando o uso de energias renováveis com a redução de materiais usados que seriam lançados ao meio natural. "Nos nossos testes verificamos que 5% de resíduo de pneu presente em blocos, moldados e ensaiados, apresentou resultados satisfatórios, ou seja, os valores obtidos estão dentro dos mínimos exigidos pelas normas técnicas", disse o pesquisador. "Vamos aprofundar os testes para tentar uma proporção de 10% a 15%, diminuindo os impactos de sua deposição no ambiente", adiantou o pesquisador.
Interessados na pesquisa poderão entrar em contato com o pesquisador no Cefet-RN, Av. Salgado Filho, 1159, Morro Branco, CEP 59015-150, Natal (RN), ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Repórter: José Leitão