Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Haddad defende cota para escola pública
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cursos de marisqueiras e pesca com espinhel

  • Terça-feira, 06 de março de 2007, 08h29
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h34

A partir deste mês, o Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha de Cabedelo, ligado ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Paraíba, vai oferecer o curso de capacitação profissional de marisqueiras e o curso básico de pesca oceânica com espinhel pelágico monofilamento. O curso, além da capacitação, oferece suporte técnico aos pescadores para que aumentem a produção, gerem alimentos e ampliem a renda das famílias.

São oferecidas 16 vagas para o curso de espinhel. Todos os selecionados são pescadores profissionais, com certificado da Marinha, que já conhecem instrumentos de localização para a pesca oceânica. “Essa capacitação, com certeza, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas e transferir tecnologia de pesca às comunidades”, previu o diretor de relações empresariais e comunitárias do Cefet-PB, professor Adriano Souza.

Para o curso de marisqueiras, são oferecidas 160 vagas (quatro turmas de 40 alunos). Voltado para aqueles que fazem a coleta artesanal de mariscos, curso orientará os pescadores a melhorar o processamento, o armazenamento e a produção dos mariscos. Vai também prepará-los para a comercialização, de forma a incentivar o comércio local e ajudar a mantê-los no mercado de trabalho. 

O projeto de implantação dos cursos resulta de parceria entre o Cefet-PB e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), com o incentivo da prefeitura de Cabedelo e da Federação dos Pescadores da Paraíba. A Seap repassou ao Cefet-PB recursos R$ 220 mil para a realização dos cursos, que têm duração prevista de até quatro meses.

Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página