Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituto Federal Goiano terá R$ 4 milhões do MEC para obras de campus avançado em Catalão
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Terceira idade potiguar na Áustria

  • Quarta-feira, 04 de julho de 2007, 09h42
  • Última atualização em Quinta-feira, 05 de julho de 2007, 15h21

 Uma conquista que representa o coroamento de um trabalho de seis anos com o grupo de dança popular Balançarte, integrante do Programa Saúde e Cidadania na Melhor Idade, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN). É assim que a coreógrafa e técnica da equipe, professora Tânia Padilha, resume o sentimento dos componentes do programa diante da participação do grupo na 13ª edição do Gymnaestrada, maior festival de ginástica geral do mundo, que acontece entre os dias 8 e 14 deste mês, em Dornbirn, na Aústria.

Até chegar a esse resultado, o Balançarte participou das seletivas que antecedem o evento mundial com a apresentação em festivais de nível nacional e regional. Das 15 equipes que representarão o Brasil, apenas duas são compostas por pessoas da terceira idade, entre as quais a do Cefet-RN.

O Gymnaestrada é um festival aberto a todas as idades e possibilidades. Acontece a cada quatro anos, desde 1953. Este ano reunirá em torno de 22 mil ginastas. Focalizado na ginástica geral, ele possibilita o uso de diversos materiais na composição das performances, como garrafa pet, bambolês, cordas, bolas etc. “A princípio, as senhoras da nossa equipe não acreditavam muito nelas, mas com o tempo a gente percebeu que a atividade gerou uma maior autonomia e melhor auto-estima”, explica Tânia Padilha.

Coreografias — De acordo com a coreógrafa, embora o Balançarte tenha classificado seis das sete coreografias propostas para o evento, o grupo elegeu representar apenas três: Reggae, Qualidade de Vida (com música de Ivete Sangalo) e Bonequinhas Forrozeiras. Entretanto, outras coreografias serão exibidas ao público, no dia 11, na noite brasileira, evento que integra a programação do Gymnaestrada.

A delegação do Cefet-RN é composta por 27 integrantes, sendo 25 ginastas; a técnica, Tânia Padilha; e a médica, Aline Bezerra. Mais informações sobre o festival na página eletrônica do evento.

Assessoria de Comunicação do Cefet-RN

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página