Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Planilhas com resultados por escola já estão disponíveis
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Ciência do solo: alunos expõem experiências

  • Quarta-feira, 08 de agosto de 2007, 10h01
  • Última atualização em Quarta-feira, 08 de agosto de 2007, 17h17

Estudantes do curso de tecnologia em produção de grãos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde, Goiás, participam do 31º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Eles apresentam os resultados de 19 experimentos desenvolvidos nos laboratórios e unidades de pesquisas da escola. Fertilidade do solo, nutrição de plantas, microbiologia do solo e propagação in vitro são alguns dos estudos dos jovens pesquisadores. O congresso, que teve início no domingo, 5, e se estenderá até sexta-feira, 10, em Gramado, Rio Grande do Sul, é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).

Grande parte das pesquisas apresentadas foi realizada por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-CNPq), sob orientação de pesquisadores do Cefet de Rio Verde. Juliana Silva Rodrigues Cabral, que cursa o terceiro período, é uma das beneficiadas pelo programa. Ela apresenta trabalho sobre a inoculação de microrganismos solubilizadores de fosfato em arroz cultivado em solo não esterilizado.

Os estudos foram realizados na Casa de Vegetação do Cefet de Rio Verde, em parceria com Aline Braga Rodrigues, estudante do quinto período, com acompanhamento do professor e pesquisador Edson Luiz Souchie.

A produção de fitomassa proporcionada por plantas de cobertura do solo na região do cerrado foi outro trabalho desenvolvido na instituição. Quatro alunos, acompanhados do pesquisador Anísio Corrêa Rocha, avaliaram o potencial de produção de fitomassa em diferentes plantas que servem de cobertura do solo. Verificou-se que os tratamentos com milho-semente e sorgo granífero foram superiores aos demais tratamentos em produção de massa verde e massa seca. O milheto, apesar de ser a principal cultura de cobertura do solo para plantio direto na região do cerrado, por seu alto desenvolvimento vegetativo, não foi a cultura com melhor desempenho em produção de massa seca nas condições do experimento.

Rodrigo Farhat, com informações da Assessoria de Imprensa do Cefet de Rio Verde

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página