Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidade do Amazonas terá novo bloco para Comunicação
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cursos técnicos ganham catálogo

  • Sexta-feira, 17 de agosto de 2007, 13h07
  • Última atualização em Segunda-feira, 20 de agosto de 2007, 06h40

Cerca de 60 especialistas de todo o país estarão reunidos, em Porto Alegre (RS), da próxima segunda-feira, 20, ao dia 22, para discutir o texto do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio. O documento servirá para orientar estudantes e escolas na escolha e gestão de cursos, a exemplo do que propõe o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, já implantado e em fase de atualização.

“O texto é um marco positivo para a organização da oferta de cursos técnicos com qualidade”, afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. O catálogo será finalizado após discussão e consulta pública em quatro encontros regionais. Além do evento de Porto Alegre, estão agendadas reuniões em Florianópolis (SC), de 27 a 29 de agosto, João Pessoa (PB), de 10 a 12 de setembro, Belém (PA), 17 a 19 de setembro, e em São Paulo (SP), de 24 a 26 de setembro.

Universo — Existem no Brasil cerca de 20 mil cursos técnicos de nível médio, ofertados em mais de cinco mil escolas, com aproximadamente 2,8 mil diferentes denominações. O censo educacional registrou, em 2005, mais de 700 mil matrículas nos cursos técnicos. Oferecidos por instituições públicas federais, estaduais e municipais, comunitárias, filantrópicas e privadas, os cursos técnicos são instrumento de formação educacional e profissional.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Técnicos têm 20 áreas, cada uma com vários cursos em oferta. O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos vai estimular novos programas e perfis profissionais, pois sistematizará os existentes e definirá melhor o universo educacional desse nível de ensino.

O encontro de Porto Alegre será realizado, das 8h às 18h, na Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Campus da Saúde, localizada à Rua Ramiro Barcelos, 2777, bairro Santana. Participam representantes do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Senai Nacional, Senac Nacional e Ministério da Saúde, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2104-8016.

Rodrigo Farhat

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página