Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Centro Universitário Brasileiro, no Recife, é credenciado e ganha mais autonomia
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Agroecologia ganha espaço em Minas

  • Terça-feira, 21 de agosto de 2007, 11h10
  • Última atualização em Terça-feira, 21 de agosto de 2007, 15h43

Agricultura economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente saudável. Este é o lema de pesquisadores e estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Pomba, Minas Gerais, que se dedicam à produção de alimentos orgânicos. A escola oferece curso de graduação em agroecologia e pós-graduação lato sensu (especialização) em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Em dois anos, o Cefet terá mestrado em agroecologia.

O diretor do Cefet de Rio Pomba, Mário Sérgio Costa Vieira, foi o idealizador da graduação em agroecologia. Segundo ele, com o curso, o Cefet pretende formar profissionais capazes de reproduzir conhecimentos e tecnologias de preservação ambiental e de incentivar a produção de alimentos sem agrotóxicos e sem aditivos químicos industriais. “A agroecologia introduz um novo tipo de agricultura que tem a natureza como aliada”, explica.

A escola já produz alimentos orgânicos como arroz, feijão, verduras, mel e açúcar mascavo. “Quando estável, a agroecologia pode ter uma produção maior do que a agricultura convencional”, diz Mário Sérgio, que tem 20 anos de experiência no setor.

No dias 9 e 10 últimos, o Cefet de Rio Pomba sediou o 10° Seminário Mineiro de Produção Orgânica, que teve o propósito de despertar a consciência ecológica e demonstrar que é possível crescer social e economicamente e, ao mesmo tempo, preservar o planeta. Especialistas e doutores de várias instituições relataram experiências e debateram temas como manejo agroecológico do solo, agricultura orgânica, resgate de sementes, compostos orgânicos, café orgânico, homeopatia e plantas medicinais, leite orgânico e certificação de produtos orgânicos.

Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página