Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Dilma recebe medalhistas e faz elogios ao ensino técnico
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Passo Fundo ganha escola técnica

  • Terça-feira, 30 de outubro de 2007, 17h32
  • Última atualização em Terça-feira, 06 de novembro de 2007, 16h21

Governo federal investiu R$ 3 milhões em obras, mobiliário e equipamentos na unidade de ensino que atende à região norte do Rio Grande do Sul (Foto: Divugação)Passo Fundo — Vitor Gineitis, 30 anos, trabalha como soldador, das 22h às 6h, em uma empresa do município de Não-Me-Toque (RS). Dorme três horas, e antes do almoço já pega o ônibus para Passo Fundo, distante 60 quilômetros. O curso de mecânica industrial começa às 13h30. Vitor é um dos 166 alunos da nova escola técnica federal inaugurada nesta terça-feira, 30, em Passo Fundo. “Vale o esforço”, resume o estudante, que ao final do curso já tem a promessa de promoção no trabalho.

Devido ao mau tempo, o avião que trazia de Porto Alegre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, não conseguiu pousar no aeroporto local. Por telefone, já na capital gaúcha, Haddad fez uma saudação ao público.

O governo federal investiu R$ 3 milhões em obras, mobiliário e equipamentos na unidade de ensino que atende à região norte do Rio Grande do Sul. Cerca de 25% dos alunos são de municípios vizinhos a Passo Fundo. A escola oferece, desde 1º de outubro, cursos técnicos gratuitos de sistemas de informação e mecânica industrial.

Para o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, a nova escola é um marco histórico para o desenvolvimento da região. O coordenador de Infra-Estrutura da Rede de Educação Profissional do MEC, Luiz Carlos do Rego, destacou a interiorização das escolas técnicas. “O jovem deve se formar e conseguir emprego aqui, daí a necessidade dos cursos estarem direcionados ao mercado de trabalho regional”, disse.

A escola de Passo Fundo, vinculada ao Cefet Pelotas, integra a primeira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A rede conta hoje com 175 unidades. Em 2010, chegará a 354. Serão 500 mil vagas de ensino técnico profissional. No Rio Grande do Sul, serão construídas mais 13 escolas dentro do plano de expansão.

Vestibular — A partir do dia 12 de novembro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2008. Serão oferecidas vagas para os cursos técnicos de sistemas de informação e mecânica industrial, nos turnos da manhã, tarde e noite. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-2916.

Felipe De Angelis

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página