Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Gabarito preliminar do exame Revalida pode ser consultado
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Escola Técnica do Tocantins abre 4 cursos

  • Quinta-feira, 08 de novembro de 2007, 14h26
  • Última atualização em Terça-feira, 13 de novembro de 2007, 18h32

A inauguração foi hoje, mas a escola já tem quatro turmas funcionando (Foto: Márcio Vieira)Os quase 40 graus de temperatura não foram suficientes para tirar o ânimo da comunidade de Paraíso do Tocantins, que nesta quinta-feira, 8, recebeu uma escola técnica federal. Na escola foram investidos R$ 2,7 milhões em infra-estrutura — obras, mobiliário e equipamentos. Já atende gratuitamente 160 alunos em cursos técnicos de nível médio em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, agroindústria, informática, gestão de bens e serviços.

Um dos estudantes é o policial militar Luís Marcos, 27 anos, que faz informática no turno da manhã. Nos outros períodos trabalha na ronda ostensiva. Diz que a escola ajudará no combate à criminalidade, “porque o jovem carente além de estudar vislumbra uma carreira profissional”. O prefeito de Paraíso, Arnoud Bezerra, concorda. “Aqui, todos têm chance de acesso, em especial a população mais carente, que é a que mais precisa.”

O governador Marcelo Miranda qualificou de novo tempo na educação brasileira a implantação de escolas técnicas. “Sairão destas unidades de ensino os trabalhadores da Ferrovia Norte-Sul, das usinas hidrelétricas e das indústrias de biodiesel”, afirma. “O impacto na região será sentido em poucos meses. Na medida em que o país se desenvolve, ganha ainda mais importância a educação profissional”, lembra o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.

No Tocantins serão construídas mais três escolas técnicas — em Gurupi, Araguaína e Porto Nacional. Vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Palmas, a escola de Paraíso do Tocantins oferecerá cursos sintonizados com a economia regional, com capacidade para atender 960 alunos. A unidade beneficiará outras 16 cidades da região central do estado.

Seleção — Ainda este mês serão abertas inscrições para o processo seletivo de dois cursos: informática (40 vagas) e agricultura familiar (30 vagas), na modalidade de jovens e adultos. A escola integra a primeira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que prevê a construção de 64 unidades de ensino técnico. Em 47 delas, as aulas já começaram. A partir do próximo ano, o Ministério da Educação dará início à segunda fase do plano de expansão. Serão construídas mais 150 escolas técnicas no país com investimento de R$ 750 milhões. Em 2010, a rede federal chegará a 354 unidades, com cerca de 500 mil vagas. Hoje, conta com 175 escolas técnicas.

Felipe De Angelis

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página