Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > FNDE antecipa repasse de R$ 67,9 milhões da quarta parcela do transporte escolar
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Inscrições para cursos técnicos

  • Sexta-feira, 30 de novembro de 2007, 10h54
  • Última atualização em Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, 07h48

Em todas regiões do Brasil, pelo menos uma escola técnica federal tem inscrições abertas para cursos, especializações e concursos públicos. A rede federal de educação profissional e tecnológica conta hoje com 177 instituições. São 170 mil alunos e cerca de 13 mil professores. A partir do próximo ano, com o início da construção de 150 escolas, mais oportunidades surgirão, em cursos gratuitos para estudantes, concursos para funcionários e professores e mão-de-obra para a execução das obras.

Em outras 27 unidades de ensino integrantes da primeira fase do plano de expansão da rede, as obras estão em andamento. Brevemente, serão divulgadas mais oportunidades. A rede chegará a 2010 com 354 instituições e 500 mil vagas. “O investimento maciço do governo federal em educação profissional, com a criação de mais de uma centena de escolas, movimenta e desenvolve toda uma região”, afirma o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco. “São jovens que ingressam nos cursos e adultos buscando uma vaga via concurso público ou até mesmo na construção da nova unidade.”

Rio Grande do Sul — Inscrições até 2 de dezembro para o processo seletivo de ingresso na escola técnica de Charqueadas. A instituição oferece 56 vagas para o curso de mecatrônica e 64 para o de informática. Informações na página eletrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Sul. 

Paraná — Inscrições até 6 de dezembro para o cargo de professor substituto, nível médio, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Há uma vaga.

Minas Gerais — Inscrições a partir de 14 de janeiro até 15 de fevereiro para o processo seletivo de alunos para o curso de mestrado em modelagem matemática e computacional no Cefet-MG. São dez vagas.

Rio de Janeiro — Inscrições até 7 de dezembro para cursos técnicos em edificações, eletrotécnica, mecânica, segurança do trabalho e telecomunicações do Cefet-RJ. São 250 vagas no turno da noite. Inscrições também para o curso de pós-graduação lato sensu de especialização em educação tecnológica na modalidade a distância. São 50 vagas para o bairro de Campo Grande (Zona Oeste da capital) e 50 para o município de Volta Redonda.

Goiás — Inscrições até 7 de dezembro para o vestibular dos cursos superiores do Cefet de Rio Verde (GO). São 240 vagas para os cursos de biologia, engenharia de alimentos, gestão ambiental, química, tecnologia em agronegócio e tecnologia em produção de grãos.

Rio Grande do Norte — Inscrições a partir do dia 3 até 20 de dezembro para os cursos superiores de tecnologia e licenciatura do Cefet-RN. São oferecidas 310 vagas. Para os cursos técnicos, são 320 vagas em Natal, Mossoró e Currais Novos, com inscrições até 13 de dezembro.

Alagoas — Inscrições até 6 de dezembro para o concurso de técnico administrativo, níveis médio e superior, do Cefet-AL. São 12 vagas — três para médico, uma de assistente social, uma para técnico em enfermagem e sete para assistente em administração. A partir de 17 de dezembro, inscrições para o processo seletivo dos cursos superiores de tecnologia. São dez cursos e 580 vagas.

Maranhão — Inscrições a partir do dia 10 até 21 de dezembro para o concurso público de admissão de técnico administrativo, níveis médio e superior, do Cefet-MA. São 59 vagas para técnicos e 44 para professores. 

Pernambuco — Inscrições a partir do dia 4 até 17 de janeiro para o processo seletivo de 2008 dos cursos técnicos (1.794 vagas) e superiores (434) do Cefet-PE. 

Pará — Inscrições até 14 de dezembro para o processo seletivo dos cursos técnicos do Cefet-PA. São 790 vagas. Para os cursos superiores de tecnologia, as inscrições se estendem até 19 de dezembro. São 230 vagas.

Felipe De Angelis, Stela Rosa e Marco Aurélio Fraga

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página