Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Aprovada resolução que permite renegociar dívidas com o Fies
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Medidor de alvura e transparência do arroz será apresentado na Itália

  • Quinta-feira, 06 de dezembro de 2007, 14h38
  • Última atualização em Quinta-feira, 06 de dezembro de 2007, 14h38

Um protótipo do medidor de alvura e transparência do arroz, desenvolvido por Tâmara do Nascimento, durante o curso técnico em eletrônica do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Sul, será apresentado no 2º Congresso Internacional Cooperação Universidade-Indústria, que ocorrerá na cidade de Perugia, região central da Itália. O encontro de pesquisadores será deste domingo, 9, ao dia 12.

O medidor de alvura do arroz, resultado de pesquisa orientada pelo professor Rafael Galli, já recebeu prêmios e foi destaque em outros eventos científicos, como a 1ª Jornada Nacional de Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília, em 2006.

Segundo Tâmara, que apresentará seu trabalho na próxima terça-feira, 11, o equipamento mede a qualidade do arroz polido pelo grau de alvura (brancura) e transparência do produto. As medidas são lidas por um sistema optoeletrônico, com sensores sensíveis à luz e displays para mostrar o valor correspondente de cada medida.

No mesmo dia da apresentação do trabalho, Tâmara do Nascimento também apresentará o projeto de um equipamento para medir um sistema fotovoltaico (placas solares), desenvolvido pelos pesquisadores do Cefet-RS, professores Mauro Cunha e Lúcio Hecktheuer. O equipamento, que está dentro das normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já foi testado em uma casa da área rural da cidade de Morro Redondo. Ele mede a quantidade de energia, a tensão, a corrente, o tempo de falta de fornecimento de energia das placas solares e a carga das baterias.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página