Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ações para educação profissional durante pandemia são tema de reunião com comissão da Câmara
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Gênio da eletricidade na TV Escola

  • Quinta-feira, 06 de novembro de 2008, 11h40
  • Última atualização em Quinta-feira, 06 de novembro de 2008, 14h08

Rádio, televisão, iluminação néon, raios X e mísseis guiados. O fio condutor de tudo isso chama-se Nikola Tesla,  engenheiro mecânico e elétrico croata que revolucionou o mundo com suas invenções. Tesla patenteou a tecnologia utilizada na comunicação sem fio em 1894 e desenvolveu um meio de obter energia de fontes inesgotáveis. Em homenagem ao inventor, estréia na TV Escola nesta quinta-feira, dia 6, às 22h, na faixa Horário Nobre, o documentário Tesla, Mestre dos Raios.

Nascido na vila de Smiljan, Croácia, em 1856, Tesla demonstrou, desde cedo, extraordinária imaginação. Antes mesmo de entrar na universidade, já se dedicava a estudar os mecanismos elétricos. Conhecido como um dos maiores gênios da eletricidade, ele utilizou a força das Cataratas do Niágara para, com seu sistema de corrente alternada, tornar possível a transmissão de energia.

Apesar de muita polêmica, é atribuída a ele a invenção do rádio. Em 1895, nos Estados Unidos, as transmissões de Tesla já ultrapassavam 80 quilômetros de distância. Entretanto, no mesmo ano, um incêndio destruiu seu laboratório, levando-o a patentear o modelo básico somente em 1897. Nesse meio tempo, na Inglaterra, o pesquisador italiano Guglielmo Marconi trabalhava em projeto semelhante. De alcance reduzido, a invenção de Marconi só foi capaz de transmitir para longas distâncias com o oscilador inventado por Tesla.

Mesmo assim, patenteado em 1896, foi o modelo de Marconi que recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1909. Indignado, Tesla entrou com processo contra a empresa de Marconi, mas acabou derrotado. Apenas em 1943, poucos meses após sua morte, a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu a patente de Tesla como anterior à de Marconi.

O programa será reprisado nesta sexta-feira, dia 7, às 3h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país. O sinal está disponível, também, nas operadoras de tevê por assinatura DirecTV (canal 237) e Sky (canal 112).

Renata Chamarelli

X
Fim do conteúdo da página