Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa mostra importância de um projeto coletivo na escola
Início do conteúdo da página
TV Escola

Programa conta os 4 mil anos de história da matemática

  • Segunda-feira, 24 de maio de 2010, 18h37
  • Última atualização em Segunda-feira, 24 de maio de 2010, 18h37
Os números já fazem parte da história da civilização há pelo menos 4 mil anos. É o que conta A linguagem do universo, episódio da série A história da matemática, que será exibido nesta terça-feira, 25, às 10h. O programa revela como essa disciplina foi responsável pelo desenvolvimento de outras ciências, como a física, a química e a astronomia.

Nesse episódio, Marcus du Sautory, professor de matemática na Universidade de Oxford, na Inglaterra, explora a matemática na antiguidade. Aborda a utilização do sistema decimal, baseado nos dez dedos da mão, e do sistema numérico babilônico, no Egito, que utiliza a base 60 para a formação de seus numerais. Descoberto na Mesopotâmia, esse sistema deu base para a forma utilizada hoje para contar as horas.

Apesar de ter início na Babilônia por volta dos séculos IX e VIII a.C, a matemática foi encarada como ciência somente a partir dos séculos VI e V a.C., na Grécia. Sautory fala das contribuições de alguns dos mais conhecidos teóricos dessa matéria, tais como Platão, Euclides, Arquimedes e Pitágoras, responsáveis pelo início da transformação da matemática em matéria de análise.

O programa é uma realização da emissora BBC de Londres, tem uma hora de duração e será reprisado às 14h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país, e por meio da internet no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694). 

Assessoria de Imprensa da Seed
Assunto(s): TV Escola
X
Fim do conteúdo da página