OEI e universidades realizam curso de formação de professores a distância
A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) em parceria com a Universidade de Oviedo, na Espanha, e com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam, entre 15 de maio e 15 de dezembro deste ano, um curso a distância de formação de professores de nível médio e superior com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino.
As inscrições já estão abertas e devem ser encaminhadas ao coordenador do curso Juan Carlos Toscano, pelo endereço eletrônico do curso. A seleção dos candidatos será feita em 1º de maio e só depois disso o aluno faz a matrícula. O curso destina-se a professores do ensino médio e superior em exercício, especialmente para as áreas de ciências e matemática. São objetivos das instituições promotoras: desenvolver hábitos de pesquisa sobre temas tecnocientíficos relevantes, a partir da busca, seleção, análise e valoração de informações disponíveis em diferentes fontes; trabalhar um processo experimental para o uso da internet como mecanismo de formação continuada de professores; e formar cidadãos com capacidade de tomar decisões sobre questões de ciência e tecnologia.
Conteúdos - Os conteúdos do curso foram desenvolvidos pelo Grupo Argo de Astúrias, da Espanha, e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (Nepet) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com especialistas de diversas áreas do Brasil e da Espanha, sob a coordenação acadêmica da Universidade de Oviedo e do Nepet/UFSC. O curso tem quatro módulos comuns a todos os cursistas onde serão tratados estes temas: o que é ciência, tecnologia, sociedade e CTS; um módulo de fundamentação onde os professores vão escolher um entre estes quatro temas: conflitos na gestão da água; as vacinas; a educação e as novas tecnologias; e o problema dos resíduos sólidos; o último módulo será um estudo de caso que também será escolhido pelo professor entre quatros assuntos: água: problemas de contaminação; AIDS 2000: a vacina contra a Aids; a escola na rede; a gestão dos resíduos urbanos: o que fazemos com o lixo.
Bolsas - A matrícula custa 210 euros, o equivalente a R$ 735,00 e dá direito ao livro Introdução aos Estudos CTS que traz os conteúdos dos quatro primeiros módulos e um CD com todos os conteúdos do curso. O professor terá direito a dois tutores: um tutor acadêmico que vai discutir e tirar dúvidas sobre conteúdos e outro para a parte de informática. As instituições promotoras também estão oferecendo bolsas de estudo no valor de 50% da matrícula. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa cumprir dois requisitos: ser professor em exercício e ter o aval do estabelecimento onde trabalha.
Outras informações poderão ser encontradas na página eletrônica da OEI
Ionice Lorenzoni