TV Escola mostra paisagens inesperadas
A TV Escola apresenta para o ensino fundamental, nesta sexta-feira, dia 13, cinco episódios da série Grandes Questões: A Ciência em Foco, que fala da vida, do trabalho e das dificuldades enfrentadas por cientistas. Irão ao ar às 7h30, 9h30, 13h e 21h. A série As Formas do Invisível, às 13h20 e às 22h20, terá 22 capítulos, que mostrarão, por meio da visão microscópica, a superfície de objetos e criaturas, com inesperadas paisagens.
Para a mesma faixa de ensino, das 17h às 18h45, serão apresentados oito episódios da série Assim Que Funciona. Neles, são explicados importantes fundamentos científicos presentes em nosso cotidiano.
Para a educação infantil serão exibidos, às 7h e às 9h, 15 episódios da série de animação Tudo sobre Arte, que discute como as crianças entendem e se utilizam da linguagem artística.
O Salto para o Futuro traz Alfabetização e Leitura Literária, programa da série Alfabetização e Letramento na Infância, que busca responder às questões relacionadas à entrada de crianças de seis anos na escola fundamental. Exibição às 19h e reprises às 11h e às 15h do dia seguinte.
O ensino médio apresenta Recordes, às 12h, da série Maravilhas da Ciência. É abordada a necessidade do ser humano de construir máquinas e obras gigantescas, com comentários de professores de física, química e biologia. Às 16h e às 23h, vai ao ar Intérpretes do Brasil, com o episódio Presenças Africanas. Um antropólogo angolano disserta sobre a sofisticada organização social e administrativa dos povos africanos que vieram para o Brasil e aponta a influência desses povos na cultura brasileira.
Às 20h, Xadrez na Escola discute o que se pode aprender com o jogo e quais disciplinas estiveram envolvidas em uma jogada. O programa revela o que este jogo secular fez por uma escola do Distrito Federal.
A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 27 (operadora Sky), 237 (DiretcTV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. As grades de programação estão disponíveis na internet. (Assessoria de Comunicação da Seed do MEC)