Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Portaria publicada no Diário Oficial define formas de uso do Enem por instituições
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Bolsistas do Paped recebem prêmio em solenidade

  • Quarta-feira, 09 de março de 2005, 16h54
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 08h40

Os nove bolsistas premiados na oitava edição do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (Paped) receberam seus certificados hoje, 9, do ministro da Educação, Tarso Genro. O Paped é um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), para apoiar projetos de desenvolvimento da educação presencial e/ou a distância, com recursos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O programa incentiva a pesquisa e a construção de novos conhecimentos que proporcionem a melhoria da qualidade, eqüidade e eficiência dos sistemas públicos de ensino, pela incorporação didática das novas tecnologias de informação e de comunicação.

A solenidade de entrega de prêmio, na sala de atos do MEC, foi marcada pela conclusão unânime de que a educação a distância representa um passo ao futuro da educação no Brasil. "O prêmio incide em uma questão fundamental do futuro do sistema educacional brasileiro, que é a qualidade da educação a distância e a sua integração num projeto educacional nacional", afirmou o ministro. Segundo Tarso, não resta dúvida que o destino da educação no Brasil também está vinculado a essa questão: "Por isso, as pesquisas que são feitas nessa área não só devem ser promovidas no momento do prêmio, mas também estimuladas para que se tenha cada vez mais profundidade nesses trabalhos e se possa elevar a educação a distância como elemento vital do sistema educacional", completou o ministro.

Também compareceram à cerimônia, o secretário de Educação a Distância do MEC, Marcos Dantas, o diretor de programas da Capes, José Fernandes Lima e a coordenadora de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Maria Inês Bastos.

Para o professor da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), Saulo Faria Almeida Barreto, premiado na área de conteúdos na disciplina de análise estrutural do curso de engenharia, o Paped reflete a postura do MEC de dar à educação a distância um papel fundamental. Na opinião de Saulo, as tecnologias digitais podem ser uma solução que atende aos projetos fundamentais do governo, no que diz respeito à educação a distância e, ainda, para a inclusão social.

Para o secretário Marcos Dantas o premio é sinal da preocupação que o governo tem com a pesquisa e com o desenvolvimento da educação brasileira. "Em 2005, o Ministério da Educação, por meio da Seed, já garantiu em seu orçamento recurso de R$ 5 milhões para esta área. Aprofundaremos este segmento para que a educação de nosso país cresça e se desenvolva em níveis mundiais", garantiu.

Repórter: Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página