Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > TV Escola reapresenta séries de sucessos sobre Filosofia e Matemática
Início do conteúdo da página
Educação a distância

TV Escola reapresenta séries de sucessos sobre Filosofia e Matemática

  • Terça-feira, 15 de março de 2005, 08h12
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 06h03

Entre os dias 14 e 18 deste mês, a TV Escola reapresenta algumas séries que foram sucesso entre professores e estudantes. Entre elas está Conhecimento Matemático que discute temas como o ensino e a aprendizagem da matemática nas séries iniciais, a alfabetização com números, o ensino/aprendizagem das medidas e dos números decimais, frações e números fracionados e a geometria. A apresentação ocorre às 19h, com reprise às 11h e 15h do dia seguinte. Serão cinco programas com uma hora de duração.

Nos dias 17 e 18 será reapresentada a série Filosofia: Um Guia para a Felicidade, apresentada pelo escritor e filósofo Alain de Botton e que aborda temas explorados pelos filósofos clássicos. Os programas, seis episódios de 25 minutos cada, serão apresentados às 7 horas e reprisados às 9, 13, 17 e 22 horas.

No primeiro, Nietzsche e as Dificuldades, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) defende que qualquer experiência significativa só pode nascer da superação de dificuldades. O segundo, Epicuro e a Felicidade, discute a felicidade a partir do ponto de vista do filósofo grego Epicuro (341 a 271 a.C.) que defendia que o caminho para a felicidade deveria passar pela amizade, pela liberdade e pela reflexão.

A terceira apresentação, Sêneca e a Ira, mostra o filósofo romano Sêneca, que dedicou muito de seu tempo para entender a raiva. Para ele, o problema era filosófico, causado pelo confronto entre uma visão otimista do mundo e a dura realidade, o que geraria um comportamento irado. Em Montaigne e a Auto-Estima, o filósofo francês Michel de Montaigne, que viveu no séc. XVI descreve três razões principais para o homem não se sentir bem consigo mesmo: inadequação sexual, incapacidade de viver de acordo com as normas sociais e inferioridade intelectual.

O quinto episódio, Sócrates e a Autoconfiança, o tema é visto a partir da perspectiva do filósofo grego Sócrates (470 a 399 a.C.). Por que algumas pessoas resolvem seguir a massa e não defender o que realmente acreditam? E no último, Schopenhauer e o Amor, são analisadas as idéias do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) acerca do amor, que para ele representa, entre todas a coisas, a mais importante. É do amor que viria a força que impulsiona a vida. (Assessoria de Imprensa da Seed/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página