Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Setec implantará sistema de informações na Rede Federal de Educação Profissional
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Fórum das Estatais pela Educação e MEC firmam acordos de cooperação técnica

  • Quinta-feira, 08 de junho de 2006, 08h13
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de maio de 2007, 06h31

O Pleno do Fórum das Estatais pela Educação e o Ministério da Educação (MEC) reúnem-se nesta quinta-feira, 8, no Palácio do Planalto, em Brasília, das 10 às 13h, para firmar acordos bilaterais de cooperação técnica e formalizar a execução de ações no âmbito dos projetos centrais do Fórum, entre eles, Universidade Aberta do Brasil, Projeto Presença, Escola Aberta, Brasil Alfabetizado e Escola de Fábrica.

Segundo o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, no Programa Brasil Alfabetizado “a estatal poderá financiar, em parceria com instituições do terceiro setor, a formação de alfabetizadores”.

Em relação ao Programa Escola Aberta, que prevê a abertura das escolas públicas de 5ª a 8ª série e de ensino médio nos fins de semana, para atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e geração de renda, o titular da Seed destaca que as estatais poderão financiar a instalação de oficinas, tais como as de informática, padaria, pintura e desenho, leitura e audiovisual.

“No que diz respeito ao Projeto Escola de Fábrica, que tem o objetivo de formar jovens profissionais nos próprios locais de produção, a estatal que aderir ao projeto deverá providenciar a infra-estrutura física para criação de ambiente escolar e disponibilizar seus funcionários para atuar como instrutores, indicando, ainda, quais os cursos que serão ministrados”, explicou Mota.

Com relação ao Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), enfatizou o secretário, as estatais poderão participar da organização e do financiamento das atividades a serem desenvolvidas por consórcios para o funcionamento de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD).

As ações desenvolvidas no âmbito do Fórum são voltadas para a execução de uma política educacional de inclusão e justiça social.

A reunião desta quinta-feira, 8, contará com a presença da Presidente do Fórum e Chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, do ministro da Educação, Fernando Haddad, do secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, e dos coordenadores dos programas/projetos desenvolvidos no âmbito do Fórum. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página