Mídia-Escola vai transmitir vídeos produzidos por alunos da rede pública
Divulgar produções de alunos de escolas públicas, com supervisão dos professores, utilizando tecnologias de informação e comunicação é o objetivo do programa Mídia-Escola, lançado nesta quarta-feira, 14, pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). O programa, que utiliza transmissão via internet, terá quatro edições em 2006 que poderão ser vistas a partir do Ambiente de Debate Interativo, desenvolvido pela Seed. Na primeira edição do Mídia-Escola foram exibidos vídeos produzidos no Caic JK (DF) e no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, de Goiânia (GO). As escolas foram convidadas a produzir um vídeo e um programa de rádio, de dois minutos, e uma ação usando o computador (internet, editor de texto, software de apresentação) sobre o tema “A história de minha cidade”.
Nas edições seguintes, a estrutura dos vídeos será a mesma, mas os temas mudarão. Para o próximo programa, em 29 de março, o mote será “os personagens femininos nas artes, literatura e política de minha cidade”, homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3), data em que começarão as inscrições para a segunda edição. As produções serão apresentadas por videoconferência com três pontos de transmissão – um no MEC e os outros nas escolas participantes. As demais localidades terão acesso às apresentações por meio da internet.
Autores – “A intenção é incentivar os estudantes a atuarem como elementos ativos, agindo como produtores culturais”, diz o titular da Seed, Ronaldo Mota. “Os vídeos nos permitirão assistir a um pouco do que são capazes de fazer alunos e professores, utilizando a tecnologia como veículo e não como fim”, explica a coordenadora-geral de capacitação e formação em educação a distância da Seed, Leila Lopes.
O programa Mídia-Escola tem duas etapas: a primeira é a inscrição, efetuada por meio dos coordenadores municipais e estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que em breve estará no ar. A segunda é a exibição via internet, onde duas escolas poderão participar. “O critério será a ordem de chegada dos CDs com vídeos. As produções não exibidas ficarão disponíveis no site”, diz a coordenadora do Mídia-Escola, Francesca Loes.
Os requisitos para participação da escola são: possuir ou ter acesso a laboratório de informática com conexão à internet; ter acesso a filmadora digital; ter equipamento de rádio na Web (tecnologia mp3) e ter acesso a gravador de cd-rom. Para fazer a inscrição, os coordenadores do ProInfo devem enviar os dados da escola: nome, endereço, telefone, nome do diretor, número de alunos e código do Inep; dados dos autores: nome do professor orientador, nomes e série dos alunos participantes do projeto e título do tema. O cd-rom deve ser enviado ao Ministério da Educação – Secretaria de Educação a Distância – Programa Mídia-Escola – Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 103 – Edifício-Sede – Brasília (DF) – CEP 70047-900. (Assessoria de Comunicação da Seed)