Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC pede fim de conflito nas ruas e reitera importância de diálogo
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Educação a distância, tecnologia a serviço da educação

  • Quinta-feira, 24 de novembro de 2005, 12h58
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 09h42

O Dia Nacional da Educação a Distância é comemorado nesta quinta-feira, dia 24. A educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias. Professores e alunos, separados espacial ou temporalmente, podem estar conectados, interligados virtualmente. Há a educação presencial, semipresencial e a educação a distância.

Outro conceito importante é o de educação continuada, que se dá no processo de formação constante, ao juntar teoria e prática. Nesse sentido, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) desenvolve o Sistema de Formação de Professores da Educação Básica. Com quatro programas (Proformação, Proinfantil, Pró-Licenciamento e Pró-Letramento), o sistema vai alcançar a quase totalidade dos educadores sem habilitação legal. Eles participarão de cursos de formação até 2007. Na área do ensino superior, foi desenvolvida a idéia de viabilizar a oferta de cursos de graduação a distância, objetivo do Pró-Licenciatura.

Com pensamento direcionado para a qualificação da educação, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) universaliza, em cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de ensino básico. São beneficiados 5,8 milhões de alunos e 218 mil professores em 5.140 escolas públicas de 1.819 municípios de todo o país.

Outro projeto que auxilia o processo de ensino a distância é o e-ProInfo, ambiente de capacitação que atende às demandas acadêmicas das entidades públicas de ensino. Para colaborar com o processo, a Rede Internacional Virtual de Educação (Rived) também oferece conteúdos pedagógicos multimídia que facilitam a compreensão dos conceitos. Os conteúdos estão disponíveis na página do Rived na Internet.

TV Escola — Por meio da TV Escola é possível capacitar e valorizar alunos e professores da rede pública de ensino fundamental e médio. Mais de 80 mil escolas públicas recebem a programação.

Outro projeto, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), é construído pelo MEC, empresas estatais e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a oferta de cursos e programas de educação superior a distância, em parceria com universidades públicas. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página