Professores recebem treinamento para rede latino-americana de portais
O Ministério da Educação vai coordenar um grupo de trabalho sobre capacitação de professores para auxiliar no desenvolvimento da Rede Latino-Americana de Portais Educacionais (Relpe). A medida foi decidida em reunião, na semana passada, em Scarborough (Trinidad e Tobago). O encontro, que teve a presença de ministros da educação ou seus representantes, reforçou a implantação da Relpe, que terá recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O professor Jean Marc Mutzig, diretor de Infra-Estrutura Tecnológica da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), representou o ministério no evento. Segundo ele, após ser feito um balanço da situação da Relpe, o principal posicionamento dos participantes da reunião foi reforçar a rede e seguir com sua implantação.
“Grupos de trabalhos estão sendo estruturados para as áreas de avaliação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação, de conteúdos para as TIC, de projetos comunitários, além de equipamentos e conectividade”, afirmou o professor. Outro assunto tratado em Trinidad e Tobago foi a doação de recursos do BID. O Brasil fará parte do comitê técnico que vai avaliar e acompanhar os projetos que serão apoiados por esses recursos.
Ministros – O encontro da Relpe ocorreu paralelamente à 4ª Reunião de Ministros da Educação promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que teve a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro apresentou o tema Educação de Qualidade e os Fatores que Influenciam a Qualidade. (Assessoria de Imprensa da Seed)