Proformação é discutido em São Luís
Termina hoje, 1º de abril, às 17h15, em São Luís, encontro da executiva do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). O objetivo é avaliar o programa e discutir estratégias e próximos passos. É uma oportunidade para a troca de experiência entre equipes estaduais de gerenciamento, assessores técnicos e coordenadores nacionais. A reunião tem início às 14h, no Hotel Brisamar.
O Proformação é um curso a distância de formação para o magistério em nível médio, na modalidade normal, oferecido a professores em exercício das redes públicas. O curso confere diploma para o exercício da docência nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, na alfabetização e nas turmas de educação de jovens e adultos (EJA).
O programa é implementado pela Seed desde 1999, em parceria com estados e municípios, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Atualmente, é desenvolvido em Goiás, Amazonas, Rondônia, Roraima, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Técnicos, assessores e coordenadores do Proformação nesses estados e também do Paraná e de Minas Gerais participam da reunião em São Luís.
Cerca de 30 mil professores já foram formados pelo programa, que tem como meta formar mais dez mil até 2007. O orçamento para 2005 é de R$ 8,2 milhões.
Atividades - O curso, a distância, tem duração de dois anos e utiliza materiais auto-instrucionais - impressos e vídeos. É composto por atividades coletivas presenciais e individuais, com base em guias de estudo, exercícios de verificação de aprendizagem, prática pedagógica acompanhada e supervisionada, projeto de trabalho e provas bimestrais. Oferece, ainda, serviço de apoio à aprendizagem com acompanhamento pedagógico sistemático, realizado por tutores e agências formadoras.
Além de habilitar para o magistério, o Proformação objetiva elevar o nível de conhecimento e da competência profissional dos professores em exercício, melhorar o processo de ensino-aprendizagem e o desempenho escolar dos alunos nas redes estaduais e municipais, além de valorizar o magistério pela profissionalização dos professores e pela melhoria da qualidade do ensino.
Mais informações pelo telefone (61) 2104-8224
Repórter: Susan Faria