Formação de professores no Timor Leste é bem avaliada
Evasão baixíssima e boa receptividade dos professores constituem itens positivos da avaliação do programa de formação de professores que o Ministério da Educação desenvolve no Timor Leste, desde maio de 2005. A presença de professores timorenses na equipe de formadores brasileiros é um fator positivo da experiência, segundo Suzy Mesquita Vargas, da coordenação nacional do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação), da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC).
Na avaliação de Suzy Vargas, gerente de treinamento do Proformação, a evasão é muito pequena: dos 98 professores timorenses que ingressaram no programa, apenas seis deixaram o curso. Quatro deles saíram porque passaram no vestibular e foram fazer curso superior e dois por motivo de doença. Os 92 que concluíram o primeiro dos quatro módulos do programa tiveram bom aproveitamento e agora começam a parte presencial do segundo módulo. Enquanto o curso se desenvolve, os gestores e formadores brasileiros auxiliam na adaptação dos materiais didáticos do Proformação à realidade do Timor e também na mudança da legislação educacional. O nome do programa foi adaptado e passou a se chamar Programa de Formação de Professores em Exercício na Escola Primária (Profep-Timor).
Etapas – Os professores que fazem o Profep-Timor trabalham com as séries iniciais da educação básica. O curso, que tem duração de dois anos divididos em quatro módulos, iniciou com uma fase presencial de dez dias, seguida de atividades a distância sob a orientação de um tutor. Na etapa a distância, o professor estuda os conteúdos e se encontra com o tutor a cada 15 dias para tirar dúvidas e receber orientação sobre as tarefas que deve desenvolver. Dos 48 técnicos que o Ministério da Educação enviou ao Timor Leste em abril de 2005, oito integram o Proformação e são responsáveis pelas atividades de tutoria. A cada seis meses, técnicos da Seed vão ao país para supervisionar e avaliar as atividades do programa. Além de receber os materiais didáticos produzidos no Brasil para a sua formação, os professores do Timor Leste estão elaborando materiais complementares com foco na história, na cultura, na geografia e nas peculiaridades sociais e econômicas do país.
História – Criado em 1997, o Proformação começou a ser implantado em 1999 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde havia maior carência de formação de docentes. Hoje, o programa já formou 30 mil professores e está presente em todas as regiões. Tem como objetivos habilitar para o magistério, em nível médio, na modalidade Normal, professores que exercem atividades docentes nas séries iniciais, classes de alfabetização ou educação de jovens e adultos; elevar o nível de conhecimento e da competência profissional de professores em exercício; contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e do desempenho dos alunos; valorizar o magistério pelo resgate da profissionalização da função docente e da qualidade do ensino.
Ionice Lorenzoni