Educação é pauta de encontros em Londres
A educação a distância será tema de encontros a partir desta quarta-feira, 7, até o dia 18, em Londres. Nos primeiros dois dias, será realizada a reunião preparatória do 2º Simpósio Brasil, África do Sul, Índia e Reino Unido, previsto para o segundo semestre, no Brasil.
O encontro, no Instituto de Educação da Universidade de Londres, pretende dar continuidade às ações previstas em evento ocorrido na capital inglesa em novembro do ano passado. Ali foi debatido o uso integrado e intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
O governo brasileiro será representado pelo secretário de educação a distância do Ministério da Educação, Ronaldo Mota. Na sexta-feira, dia 9, haverá reunião na Embaixada do Brasil, com o embaixador José Maurício Bustani e membros da comunidade acadêmica brasileira em Londres. Serão apresentados os originais do DVD Aurora Luminosa, produzido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que mostra alguns dos mais importantes compositores brasileiros do fim do século 19. O documentário tem participação da Orquestra Sinfônica Nacional e obras dos compositores Alexandre Levy, Antônio Carlos Gomes, Leopoldo Miguez e Alberto Nepomuceno. A edição será distribuída a 75 mil escolas públicas brasileiras e veiculada na TV Escola e em outras emissoras públicas.
Entre os dias 11 e 18, será realizada a reunião do Comitê da Organização Internacional de Padrões para Tecnologia de Informação para Educação, do qual o Brasil deve fazer parte. “O encontro é importante para o Brasil no momento em que se discute a definição de padrões de qualidade em educação a distância”, destacou Ronaldo Mota. O secretário estará, no dia 18, às 19h, na reunião de formação da Federação Internacional para Interoperabilidade de Sistemas para a Educação. Participarão agências governamentais e instituições interessadas no tema, dispostas a garantir a implementação de suas políticas em todo o planeta e a utilização da produção digital educacional em todos os países. (Assessoria de Imprensa da Seed)