MEC apresenta ações às grandes cidades
Os secretários de educação das 127 maiores cidades do país, das 26 capitais dos estados e do Distrito Federal, que integram o Grupo de Trabalho das Grandes Cidades, estarão em Brasília, de 2 a 4 de fevereiro, para conhecer os programas do Ministério da Educação. O encontro terá a presença do ministro Fernando Haddad, dos dirigentes das seis secretarias e das três autarquias.
São consideradas grandes cidades, aquelas com mais de 163 mil habitantes. O objetivo do encontro, segundo o coordenador-geral de articulação transversal da Secretaria de Educação Básica (SEB), Rafael Cunha da Silva, é apresentar as ações e programas do MEC aos secretários, especialmente àqueles que assumiram a função em 1º de janeiro. A abertura será dia 2 de fevereiro, às 14h, no Hotel Carlton.
Entre os programas, estão a Prova Brasil, Provinha Brasil, ensino fundamental de nove anos, o Plano de Ações Articuladas (PAR), que é um diagnóstico feito pelo município, o Censo Escolar, Mais Educação (escolas com atividade no contraturno), política nacional de formação de professores. No segundo dia do evento, 3 de fevereiro, as secretarias e autarquias terão mesas de atendimento individualizado aos dirigentes municipais.
O Ministério da Educação tem seis secretarias: educação básica, especial, a distância, profissional, continuada e executiva; e três autarquias - Inep, FNDE e Capes.
O evento será aberto pelo secretário-executivo, Henrique Paim, e encerrado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Criado pelo Ministério da Educação em 2007, o grupo de trabalho realiza encontros para discutir temas educacionais comuns aos grandes municípios. Em 2007, o GT das Grandes Cidades realizou quatro encontros e em 2008, outros três.
Ionice Lorenzoni