Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Transferência de curso e de instituição tem novas regras
Início do conteúdo da página
Educação básica

Bibliotecas de escolas públicas recebem 10 milhões de livros

  • Segunda-feira, 06 de abril de 2009, 13h29
  • Última atualização em Segunda-feira, 06 de abril de 2009, 14h54
Clássicos nacionais e internacionais da literatura, obras campeãs de vendas e até histórias em quadrinhos começam a ser enviados, esta semana, a escolas públicas de todo o país. A distribuição dos títulos faz parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola.

Este ano, todas as escolas da rede pública que oferecem o ensino médio ou os anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) receberão os acervos. No total, são 10,39 milhões de exemplares para mais de 20 milhões de alunos de 52 mil escolas. “Até o fim de julho, todas as escolas terão recebido os acervos”, afirma a coordenadora de produção e distribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rosália de Castro. Segundo ela, os primeiros livros devem chegar às escolas ainda este mês.

O acervo inclui Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, quadrinhos de Henfil e Ziraldo entre outros. (Foto: João Bittar)Entre as obras estão clássicos como Tia Júlia e o Escrivinhador, de Mário Vargas Llosa; Agosto, de Rubem Fonseca; O Alienista, de Machado de Assis; Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez; Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai, e Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski. Entre os mais vendidos estão A Menina que Roubava Livros, de Marcus Suzak; Marley e Eu, de John Grogan; O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne, e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. O acervo inclui ainda quadrinhos de Henfil e Ziraldo e do célebre personagem Asterix, o gaulês, de René Goscinny e Albert Uderzo.

A distribuição dos acervos segue os critérios definidos para o livro didático do ensino médio e fundamental. Ou seja, escolas com até 250 alunos receberão um acervo; com 251 a 500, dois; com mais de 500, três. Cada acervo do ensino fundamental tem, em média, 95 livros; no ensino médio, 91.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
X
Fim do conteúdo da página