Ministro pede a secretários que invistam na pré-escola
Curitiba — O ministro da Educação, Fernando Haddad, alertou os secretários de educação dos municípios sobre a necessidade de investir no atendimento às crianças em creches e pré-escolas. O ministro participou na segunda-feira, dia 4, da abertura do 12º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que se estenderá até quinta-feira, 7, em Curitiba.
“O desafio de garantir uma alfabetização adequada até os oito anos é dobrado para professores cujos alunos não passaram pela educação infantil”, ressaltou Haddad. Para auxiliar os municípios na missão de investir nessa etapa do ensino, o Ministério da Educação conta com recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que tem como proposta financiar a construção de mil escolas até 2010. Para este ano, o orçamento previsto é de R$ 441,47 milhões.
O ministro destacou que até o fim do mês deve ser lançada a política nacional de formação de professores — uma rede de universidades federais, sob a orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vai garantir a qualidade da formação dos professores sem licenciatura que atuam na educação básica.
Assessoria de Imprensa da SEB
Leia mais...
Secretários municipais tiram dúvidas sobre programas