Educação básica
Coleção Explorando o Ensino traz obra sobre astronáutica
Partidas de futebol e shows transmitidos ao vivo para todas as partes do planeta, previsão de chuvas e tornados, visão da Terra a partir do espaço. Isso é astronáutica, ciência que possibilita ao homem viajar pelo espaço e multiplicar os conhecimentos.
A astronáutica é o tema do 12º livro da coleção Explorando o Ensino, produzida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, com participação da Agência Espacial Brasileira, para professores da educação básica pública. Como a astronáutica é uma ciência que abrange todas as áreas do conhecimento, o livro pode ser utilizado, segundo os autores, por educadores de qualquer disciplina, da física à língua portuguesa, da geografia às artes, da história à biologia.
“O sonho de viajar ao espaço nasceu com a nossa civilização, mas teve que aguardar séculos para se tornar realidade”, diz a apresentação da obra didático-pedagógica. “Na falta de ciência e tecnologia que pudessem nos auxiliar nessa empreitada, optamos, inicialmente, pelas viagens virtuais, possíveis graças à nossa fértil imaginação”, explicam os autores. As viagens virtuais continuam sem limites, mas na segunda metade do século 20, em 1969, a espécie humana chegou à Lua e registrou o fato para a Terra.
A obra — Para facilitar as atividades dos professores, o livro está dividido em três capítulos, enriquecidos com imagens e ilustrações. O primeiro capítulo, Rumo ao Espaço, aborda a corrida pela supremacia mundial, robôs no espaço, exploração de Marte, Vênus, Mercúrio e do sistema solar, entre outros temas. O segundo, Terra Descoberta no Espaço, abrange aspectos como cinturões de radiação, atmosfera terrestre, problemas e desafios do lixo espacial. O último capítulo, Novas Fronteiras, descreve temas como a exploração de mundos distantes, volta à Lua e comunicação de Marte. Ao fim de cada capítulo, são indicadas leituras complementares e atividades.
A coleção começou a ser distribuída pelo Ministério da Educação aos professores em 2004. O 13º volume, que trata de mudanças climáticas, foi produzido em 2009.
Ionice Lorenzoni
A astronáutica é o tema do 12º livro da coleção Explorando o Ensino, produzida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, com participação da Agência Espacial Brasileira, para professores da educação básica pública. Como a astronáutica é uma ciência que abrange todas as áreas do conhecimento, o livro pode ser utilizado, segundo os autores, por educadores de qualquer disciplina, da física à língua portuguesa, da geografia às artes, da história à biologia.
“O sonho de viajar ao espaço nasceu com a nossa civilização, mas teve que aguardar séculos para se tornar realidade”, diz a apresentação da obra didático-pedagógica. “Na falta de ciência e tecnologia que pudessem nos auxiliar nessa empreitada, optamos, inicialmente, pelas viagens virtuais, possíveis graças à nossa fértil imaginação”, explicam os autores. As viagens virtuais continuam sem limites, mas na segunda metade do século 20, em 1969, a espécie humana chegou à Lua e registrou o fato para a Terra.
A obra — Para facilitar as atividades dos professores, o livro está dividido em três capítulos, enriquecidos com imagens e ilustrações. O primeiro capítulo, Rumo ao Espaço, aborda a corrida pela supremacia mundial, robôs no espaço, exploração de Marte, Vênus, Mercúrio e do sistema solar, entre outros temas. O segundo, Terra Descoberta no Espaço, abrange aspectos como cinturões de radiação, atmosfera terrestre, problemas e desafios do lixo espacial. O último capítulo, Novas Fronteiras, descreve temas como a exploração de mundos distantes, volta à Lua e comunicação de Marte. Ao fim de cada capítulo, são indicadas leituras complementares e atividades.
A coleção começou a ser distribuída pelo Ministério da Educação aos professores em 2004. O 13º volume, que trata de mudanças climáticas, foi produzido em 2009.
Ionice Lorenzoni