Secundaristas debatem o futuro da educação
O olhar dos estudantes para o futuro do Brasil é o tema do Seminário Nacional de Educação, que será promovido pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) entre os dias 14 e 17 próximos, no Minas Brasília Tênis Clube, em Brasília. Reserva de vagas, reforma universitária, financiamento, gestão democrática, esporte na escola, produção científica, ensino privado e reforma curricular são os temas que estarão em debate.
No último dia, será realizada passeata em defesa da reforma universitária e da votação, em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 3.627, de 2004, que dispõe sobre a reserva de 50% das vagas das universidades públicas para alunos oriundos de escolas públicas, em especial negros e indígenas. São esperados mais de cinco mil estudantes de todo o país.
O presidente da Ubes, Marcelo Gavião, diz que o objetivo da passeata é ressaltar a disposição dos estudantes de "radicalizar na democracia, implementar a reserva de vagas e melhorar a educação básica". Participarão do evento a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
O seminário da Ubes é uma oportunidade para os estudantes discutirem a educação depois de debates semelhantes realizados por entidades ligadas à área. Recentemente, a CNTE promoveu congresso para discutir temas relacionados à educação e à qualificação do professor. E em fevereiro, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu a 4ª Conferência Nacional de Educação.
Repórter: Flavia Nery