Encontro do Pradime em São Luís termina nesta quinta
A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) promove nesta quinta-feira, 17, em São Luís (MA), o último encontro presencial do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), que teve início na terça, 15. O programa de formação continuada a distância foi criado pelo Ministério da Educação para dar suporte técnico à gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais dos municípios.
Durante o seminário, haverá palestras e oficinas, que darão uma visão panorâmica do que os secretários municipais precisam conhecer sobre gestão educacional. O conteúdo foi desenvolvido a partir de três eixos transversais: qualidade social da educação, democratização da gestão e relação entre educação e desenvolvimento.
Pesquisa – Segundo pesquisa realizada pelo MEC, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para a elaboração do Pradime, mais de 70% dos dirigentes que assumiram as secretarias municipais de educação em janeiro de 2005 afirmaram nunca ter exercido a função de gestor de sistemas de ensino e de políticas educacionais nos municípios.
O Pradime foi elaborado a partir de uma convergência de interesses. Segundo a mesma pesquisa, 95% dos dirigentes manifestaram interesse em participar de programas de atualização a distância na área de gestão educacional. Eles também demonstraram grande preocupação com a qualidade do ensino: 90% citaram esse item como prioridade na educação do município. Em segundo e em terceiro lugares estão, respectivamente, a formação de professores e a diminuição da evasão e repetência, que também remetem para a melhoria da qualidade da educação básica.
Repórter: Cristiano Bastos