Paraíba investirá R$ 17 milhões na melhoria das escolas de ensino médio
O estado da Paraíba vai retomar este ano as obras e ações de educação do projeto Alvorada, de acordo com um novo planejamento aprovado pelo MEC. O titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas Fernandes, e o secretário de Educação da Paraíba, Neroaldo Pontes, assinaram, nesta quarta-feira, 20, um termo de ajuste de conduta para a aplicação dos recursos do projeto no estado.
Segundo Chagas Fernandes, serão investidos R$ 17,5 milhões na reforma e ampliação de 60 escolas públicas, em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na construção de mais 20 laboratórios de informática até 2006, "o que mostra a disposição do governo federal em garantir a melhoria da qualidade da educação básica".
A Paraíba possui 445 escolas de ensino médio. Dessas, 297 são escolas públicas, com uma média de 40 alunos por turma, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A taxa média de atendimento nas escolas da rede pública do Brasil é de 37 estudantes por sala de aula nessa etapa de ensino. No Rio Grande do Sul, o número chega a 30. Dos alunos da rede pública da Paraíba, somente 24,3% freqüentam escolas com laboratório de informática, contra uma média de 58,2% no Brasil e de 65,8% no Rio Grande do Sul.
Alvorada - O projeto Alvorada foi criado no ano 2000 para reduzir as desigualdades regionais, a partir da melhoria das condições de vida das áreas de baixo IDH, com ações de vários ministérios, entre eles o da Educação, o da Saúde e o da Agricultura. Entre as ações do MEC, consta a transferência de recursos para a expansão e melhoria do ensino médio no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, no Maranhão, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Rio Grande do Norte, em Roraima, em Sergipe e em Tocantins. A verba destina-se a equipar, reformar, construir escolas, ou oferecer formação inicial ou continuada a professores. (Assessoria de Imprensa da SEB)