Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Ufopa realiza concurso para técnico administrativo
Início do conteúdo da página
Educação básica

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica terá participação de 200 mil estudantes

  • Quarta-feira, 11 de maio de 2005, 15h57
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h17

Cerca de 200 mil alunos do ensino médio e fundamental de todo o país participam nesta sexta-feira, 13, da 8ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica (8ª OBA). Serão seis mil escolas urbanas e rurais, públicas e privadas de todos os estados e, também, do Distrito Federal. A olimpíada é realizada em cada uma das instituições cadastradas, sob a supervisão do professor representante da OBA na escola. As inscrições podem ser feitas nas escolas participantes até a véspera do evento.

Este ano, a OBA tem novos desafios para os alunos. Um deles é a pergunta observacional, onde o aluno deverá fazer uma série de medidas da sombra de um lápis colocado na vertical e descobrir o instante em que a sombra dele é mínima. Outra novidade é que os alunos foram previamente instruídos a analisar, de acordo com sua região, características da constelação. Algumas perguntas serão feitas com base nestas análises.

Graças a uma parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira e a Agência Espacial Brasileira, pela primeira vez haverá participação da astronáutica na olimpíada. O objetivo é despertar a criatividade e o gosto pela ciência entre os alunos do ensino fundamental e médio. A olimpíada tem o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

De acordo com a técnica em assuntos educacionais do MEC, Norma Teresinha Oliveira Reis, a inserção da astronáutica na olimpíada representa um grande passo na disseminação do Programa Espacial Brasileiro e de seus benefícios para a educação. "As atividades espaciais e seus desdobramentos exercem fascínio sobre crianças e jovens, motivam o estudo e facilitam a compreensão de ciências, geografia, matemática e tecnologias, de forma interdisciplinar, contextualizada e significativa", considerou Norma Teresinha Reis.

Foguetes - Serão selecionados 50 alunos para participar da Escola de Agosto, em Águas de Lindóia (SP). Durante uma semana os alunos terão aulas práticas e teóricas com astrônomos. Outros 20 alunos serão escolhidos para participar da 1ª Jornada do Espaço, na qual visitarão o local onde são construídos foguetes e satélites, em São José dos Campos (SP).

Mais informações sobre a olimpíada podem ser obtidas na página eletrônica da OBA ou pelo telefone (21) 2587-7150. A inscrição para a olimpíada é gratuita. (Edmilson Freitas, estagiário de jornalismo ACS/MEC,  com informações da Assessoria da OBA)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página