Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mobilidade Docente de Curta Duração
Início do conteúdo da página
Educação básica

MEC apresenta programas de educação básica em municípios do Vale do Rio Pardo e Taquari

  • Quinta-feira, 19 de maio de 2005, 08h44
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 06h16

Técnicos das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC), de Educação Especial (Seesp/MEC), de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) apresentarão a gestores de 59 municípios da região do Vale do Rio Pardo e Taquari, o funcionamento dos programas do ministério destinados a apoiar a educação básica municipal. O encontro será realizado na próxima sexta-feira, 20, das 13h30 às 18 horas, no auditório da Univates, em Lajeado (RS).

Entre os programas a serem apresentados estão a merenda e o transporte escolares, a distribuição do livro didático, o programa Escola de Fábrica, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos, a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o censo escolar.

Muitas prefeituras brasileiras não têm acesso aos recursos disponíveis no governo federal, destinados à educação básica, por desconhecerem a estrutura e o funcionamento da burocracia do ministério. Segundo o secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge, as oficinas são um passo importante para tornar mais transparente a estrutura do ministério e a busca de uma parceria mais efetiva com os municípios, voltada para uma política nacional de educação.

Nessa iniciativa, o MEC conta com a parceria dos conselhos regionais de desenvolvimento (Coredes) e da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Para participar das oficinas, espera-se as presenças da prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso, e do reitor da Univates, professor Ney José Lazzari.

Até julho, o MEC realizará 12 oficinas-piloto sobre educação e desenvolvimento regional. Na primeira fase estão sendo capacitados gestores do Ceará e do Rio Grande do Sul. Numa etapa posterior, participarão do programa os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Lista de municípios que participam desta oficina:

Vale do Rio Pardo: Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Pântano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbú, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Vale do Taquari: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.

Repórter: Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página