Técnicos no Acre fazem treinamento de programas do MEC
Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Acre, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) realiza, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, capacitação dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação do estado. Também serão treinados os representantes de associações de pais e amigos dos excepcionais (Apaes), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dos conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e dirigentes das entidades privadas, mantenedoras de escolas especiais dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Sena Madureira, Senador Guiomar, Tarauacá e Bujari.
O objetivo do treinamento é a reciclagem dos técnicos do estado, para que fiquem atualizados a respeito das normas de 2005, dos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Paed). Estima-se a participação de cem pessoas no evento. A capacitação será feita por técnicos do FNDE. O curso terá duração de dois dias. Nos outros três, haverá visitas às escolas beneficiadas pelos dois programas.
Segundo a coordenadora-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE, Iracema Bovo, as prefeituras têm agradecido bastante a iniciativa inédita do FNDE. “Nunca os técnicos de educação haviam sido treinados e, em alguns municípios, a prestação de contas não é enviada porque os gestores não sabem preencher corretamente o relatório”, afirma ela. “Com essas capacitações, pretendemos reverter esse quadro”. Iracema Bovo espera, também, que, a partir das capacitações, haja uma diminuição do número de municípios que ficam sem receber os recursos do PDDE e do Paed por falta de prestação de contas. (Assessoria de Comunicação Social do FNDE)