Mato Grosso do Sul cria escolas de ensino médio em aldeias indígenas
Um grupo de cinco aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul tem, desde o início deste mês, cinco escolas de ensino médio. Decretos do governador do estado, José Orcírio Miranda, criaram escolas de ensino médio nas aldeias Amabai, município de Amabai, Limão Verde e Bananal, município de Aquidauana, Brejão, em Nioque, e Jaquapiru, em Dourados, para atender os povos Terena e Guarani-Kaiowá.
Com essa decisão do governo do Mato Grosso do Sul, o estado, junto com Roraima, passa a ser pioneiro na abertura de escolas de ensino médio nas aldeias, diz o coordenador de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Kleber Gesteira.
Dados do Censo Escolar de 2004 indicam que Mato Grosso do Sul tinha, naquele ano, 31 escolas de ensino fundamental e apenas duas turmas com alunos no ensino médio. Nessas escolas estudam 8.085 alunos de 1ª a 4ª série, 2.976 de 5ª a 8ª série, 999 na educação infantil e 56 no ensino médio.
Para Kleber Gesteira, a criação de escolas de ensino médio, além de atender a uma demanda dos povos Terena e Guarani-kaiowá, é positiva porque permite a autonomia curricular e pedagógica das escolas, fortalece a identidade cultural e as línguas maternas e cria oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais nas terras indígenas.
Repórter:Ionice Lorenzoni