Ministério vai registrar as boas experiências dos conselhos escolares
As escolas públicas de educação básica que desejam compartilhar suas experiências desenvolvidas a partir da criação do Conselho Escolar têm um espaço próprio na página eletrônica do Ministério da Educação para registrar os relatos. O objetivo do MEC é incentivar a criação de conselhos, valorizar suas atividades e oferecer exemplos de sucesso a outras escolas.
O Banco de Experiências Exitosas foi lançado pela Secretaria de Educação Básica em 4 de maio deste ano durante a realização do 10º Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Para participar do banco, explica o coordenador técnico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, José Roberto Ribeiro Júnior, a escola deve relatar seu trabalho em três momentos: como era a escola antes da criação do conselho; como foi a construção; e que resultados a escola obteve a partir da gestão democrática.
Manual – Para inscrever o trabalho, o Conselho Escolar poderá consultar o Manual de Operação do Banco de Experiências Exitosas e também a ficha de inscrição disponíveis no Portal MEC. A escola que desejar fazer o cadastro por carta, deverá encaminhá-la para o endereço: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 526 – CEP 70047-900 – Brasília-DF. O telefone gratuito 0800 616161 também está disponível para consultas.
Ionice Lorenzoni