Mais medalhas para o Brasil nas competições de matemática
O Brasil conquistou três medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e seis medalhas de bronze, além de quatro menções honrosas, na 12ª Competição Internacional de Matemática para estudantes universitários (IMC), realizada entre os dias 22 e 28 de julho na Bulgária. Universidades de prestígio internacional, como Princeton e Cambridge, estavam entre as 82 instituições concorrentes.
Alex Corrêa Abreu, de 19 anos, aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ganhou medalha de ouro especial, entregue aos mais bem colocados dentre os medalhistas de ouro. Fábio Dias Moreira da PUC-Rio e Thiago Barros Rodrigues Costa, da Unicamp, também receberam medalhas de ouro.
O excelente resultado soma-se ao bom desempenho da equipe brasileira em competições internacionais do gênero. Na última edição da Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, os quatro representantes do Brasil conquistaram medalha de ouro; na Olimpíada de Matemática do Cone Sul deste ano, quatro estudantes brasileiros conquistaram ouro e prata; e na Olimpíada Internacional de Matemática de 2005, os estudantes brasileiros ganharam ouro, bronze e duas menções honrosas.
A participação do Brasil nestas competições é organizada pelo comitê da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que há 27 anos avalia o desempenho de alunos do ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o país.
Repórter: Raquel Maranhão Sá