Mil escolas públicas abertas para a comunidade
Mais de mil escolas públicas em seis estados do país estarão abertas para a comunidade, aos finais de semana, a partir deste sábado, 17. É a expansão do programa Escola Aberta, resultado de parceria entre o Ministério da Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que vai atender mais de 70 municípios nas regiões metropolitanas de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).
Lançado em 2004, o programa já funciona em 154 escolas de Belo Horizonte, Vitória e Recife. O número, agora, sobe para mil escolas, somando outros três estados e com potencial para atender mais de um milhão de pessoas por fim de semana.
A abertura das escolas aos sábados e domingos proporcionará uma maior integração entre família, comunidade e escola. Elas oferecerão oficinas de educação, lazer, cultura, esporte, formação e geração de renda aos alunos e comunidade em geral e, particularmente, para os jovens.
Comunidade – “A escola tem que se abrir para a comunidade, no sentido de valorizar os saberes comunitários e ter uma relação de troca que os incorpore na pedagogia no interior da escola”, afirma o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques.
Para o titular da Secad/MEC, o programa Escola Aberta contribui também para a diminuição da evasão escolar, além de promover e ampliar a integração entre escola e comunidade; ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania e contribuir para a redução das violências na comunidade escolar. Este ano o programa tem R$ 20 milhões à disposição para a sua execução.
Repórter: Iara Bentes