Biblioteca da educação é considerada uma das melhores de Brasília
O Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) é considerado um dos melhores centros informacionais dentre os 19 órgãos federais da Esplanada dos Ministérios. O diagnóstico da situação das bibliotecas do Poder Executivo foi feito por bibliotecárias especialistas da Presidência da República e do Ministério do Planejamento. Elas avaliaram a qualidade do acervo e dos serviços oferecidos.
“Estamos no topo do ranking de qualidade, ao lado da biblioteca da Presidência da República e do Ministério da Agricultura”, comemora a coordenadora da biblioteca do Cibec, Maria Ângela Torres.
O Cibec é aberto ao público e costuma receber servidores, estudantes universitários, professores e especialistas da área de educação. Criado em 1981, e vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Centro possui um acervo de 28 mil livros, 880 títulos de periódicos, 1.500 fitas de vídeo, 5 mil CD-roms, além de disquetes, fotos e slides. Os usuários tem à disposição uma sala multimídia equipada com seis terminais de computadores ligados à internet e três videocassetes acoplados a televisores.
A estudante Miriã Rezende, 20 anos, pretende fazer comunicação social e, por enquanto, estuda para concursos. Ela diz ter encontrado no Cibec um excelente espaço para se concentrar. Por isso, Miriã é freqüentadora assídua da biblioteca: ela sai de casa todo o dia às 8h e só deixa o Cibec às seis da tarde. “As funcionárias estão sempre dispostas a nos auxiliar, o espaço é calmo, o acervo é grande e ainda posso utilizar a internet sempre que preciso”, conta Miriã.
Produtos — O Cibec oferece alguns produtos on-line, como a Biblioteca Virtual de Educação que reúne mais de 900 sítios nacionais e estrangeiros ligados à educação. Basta acessar a página eletrônica do Inep. Outro produto bastante procurado é o Programa de Legislação Educacional Integrada (ProLEI), que reúne, desde 1961, normas referentes à legislação federal em educação.
Fabiana Gomes