Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Haddad defende cota para escola pública
Início do conteúdo da página
Educação básica

Novo encontro do Programa Família Brasileira Fortalecida

  • Sexta-feira, 05 de agosto de 2005, 15h35
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 06h06

O Ministério da Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizam nos próximos dias 8 e 12, em Manaus, o próximo encontro do Programa Família Brasileira Fortalecida pela Educação Infantil. O objetivo é capacitar equipes que serão responsáveis pela aplicação do projeto nas escolas. O evento será no Hotel Tropical Manaus Business (Avenida Coronel Teixeira, 1320 A – Ponta Negra, Manaus).

O Família Brasileira Fortalecida pretende diminuir a mortalidade materno-infantil, além de melhorar a qualidade de vida das crianças com até seis anos de idade. “A idéia é fortalecer o relacionamento da família com a escola”, explica Vitória Barreto de Faria, consultora de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

Criado em 2003, o programa é desenvolvido em atividades-piloto nos estados da Paraíba, Piauí, Ceará e no município de Manaus. O trabalho é realizado por educadores, agentes de saúde e líderes comunitários, que são qualificados para repassar às famílias o conteúdo de cinco álbuns seriados sobre os direitos da criança, desde a gestação até os seis anos de idade.

O kit traz mensagens simples, mas essenciais. Fala, por exemplo, que durante a gravidez a mulher dever fazer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, serviço ao qual toda mãe tem direito gratuitamente, embora muitas delas não saibam. Também, incentiva o pai a ser participativo na gestação, no parto e em toda a educação da criança, além de mostrar a importância da vitamina A na prevenção de doenças de pele e deficiência visual, entre outras.

Dados – Segundo o último censo da educação, há 715.654 alunos matriculados no ensino infantil do país. De acordo com o Unicef, é importante que a criança com mais de três anos freqüente a pré-escola, para que conviva com outras crianças e seja mais bem preparada para o ingresso na educação fundamental. No entanto, apenas 57,6% delas freqüentam creches ou pré-escolas.

Repórter: Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página