Jovens cientistas vão representar o Brasil em torneio internacional
Cinco estudantes paulistas de ensino médio - duas meninas e três rapazes - embarcam nesta quarta-feira, 13, para a Suíça, onde vão representar o Brasil na 18ª edição do Torneio Internacional de Jovens Físicos (18th International Young Physicists Tournament). A competição científica envolve mais de cem jovens de 21 países.
Os brasileiros, com idade entre 15 e 17 anos, participam do encontro científico entre os dias 14 e 20 de julho, em Zurique. "Vamos ver se conseguimos uma colocação melhor do que a do ano passado, quando ficamos em 15° lugar", afirma o professo Ozimar Pereira, coordenador do torneio no Brasil.
De acordo com o professor, a equipe brasileira alia bons conhecimentos à desenvoltura e autonomia, habilidades essenciais para resolver os 17 problemas propostos pela organização do Torneio Internacional de Jovens Físicos. Os brasileiros foram escolhidos entre 280 jovens que fizeram parte dos 56 times inscritos na fase inicial do torneio no país.
Quatro estudantes são da região metropolitana de São Paulo e o outro é de São Carlos, no interior paulista. No Brasil, o torneio conta com patrocínio da Universidade Paulista (Unip) e Intel. Os problemas da disputa versam sobre os principais temas da física, como mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e mecânica quântica. Algumas questões também abordam temas teóricos, como tunelamento quântico, e mecânica de rotações.
Perfil - A equipe brasileira é composta por Emanuelle Roberta da Silva, 17 anos (cantora de banda de rock); Diogo Rodrigues Bercito, 17 anos (quer ser jornalista); Daniel Nogueira Meirelles de Souza, 16 anos (cinéfilo que adora leitura); Juliana Ogassavara, 16 anos (ainda não definiu o que pretende cursar no futuro); e Marcelo Puppo Bigarella, 15 anos (outro fã de cinema).
Repórter: Sonia Jacinto