Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidade do Amazonas terá novo bloco para Comunicação
Início do conteúdo da página
Educação básica

Instituto Cervantes poderá capacitar professores brasileiros em espanhol

  • Segunda-feira, 08 de agosto de 2005, 16h51
  • Última atualização em Terça-feira, 11 de agosto de 2009, 12h17

Durante encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, 8, a vice-presidenta da Espanha, Maria Tereza Fernandez de La Vega, acenou positivamente com a proposta de conversão da dívida externa em educação e ofereceu o Instituto Cervantes, ligado ao ministério espanhol de Assuntos Exteriores, para capacitar os professores brasileiros na língua espanhola.

 

Maria Tereza disse estar muito contente com a lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que torna obrigatória a oferta nas escolas de ensino médio da língua espanhola: “Quero agradecer o governo Lula, pois a língua é um dos principais instrumentos de integração cultural”. Ela afirmou, ainda, que o governo espanhol está comprometido com o bem-estar social por meio da educação.

 

O ministro Fernando Haddad, por sua vez, explicou que o Brasil necessita formar cerca de 12 mil professores num prazo de cinco anos para atender à demanda de professores do ensino médio. “A dívida do Brasil com a Espanha é de US$ 25 milhões, não significa muito em termos financeiros, mas simbolicamente é de muita importância porque estabelece o acordo bilateral e uma agenda internacional”, explicou.

 

A vice-presidenta salientou, ainda, que no encontro que ocorrerá em Salamanca, na Espanha, em outubro, com os ministros de Educação dos países ibero-americanos, serão firmados os critérios para a conversão da dívida externa. “Temos de, primeiramente, criar critérios rigorosos para garantir que a conversão da dívida seja realmente por educação e depois, sim, firmar o acordo”, finalizou.

 

Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página