Lançado livro de física para professor do ensino médio
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou nesta quinta-feira, 11, a publicação Física – Ensino Médio, da Coleção Explorando o Ensino, volume 7. O objetivo da edição é oferecer aos professores do ensino médio textos elaborados por profissionais do ensino de física, contendo reflexões sobre novos conhecimentos, práticas e atividades desenvolvidas em sala de aula.
Com tiragem de 72 mil exemplares, a publicação se destina às escolas da rede pública, “com a recomendação de que ele (o livro) seja colocado nas mãos do professor de física”, frisou a diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio da SEB, Lúcia Lodi. “A escola deve reservar um volume para a sua biblioteca, mas o livro é para o professor”, disse.
Assina a organização geral do conteúdo o físico Nelson Studart, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O livro Física – Ensino Médio tem 185 páginas e traz artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física, do suplemento especial Física na Escola, do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e publicações da Sociedade Brasileira de Física.
O artigo A Contribuição da Física para um novo Ensino Médio, de Maria Regina Dubeux Kawamura e Yassuko Hosoume, abre a publicação. Ele apresenta, de forma resumida, as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que buscam complementar as idéias apresentadas na proposta original dos PCN para o ensino médio, publicados em 1999.
O lançamento ocorreu no auditório do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, na Universidade de Brasília (UnB), onde se realiza a oficina Reflexões: Ensino de Física, promovida pelo MEC, por meio das secretarias de Educação a Distância (Seed) e Educação Básica (SEB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Repórter: Sonia Jacinto