Educação básica debate currículo
O plano de trabalho da escola de educação básica – das relações interpessoais até as atividades na sala de aula, no pátio e no bairro – deve estar fundamentado na concepção de currículo. É por causa da importância que tem o currículo na vida escolar que o Ministério da Educação realiza este mês, em Brasília, o Seminário Nacional Currículo em Debate, com edições entre os dias 8 e 10 e 22 a 24.
Na abertura do seminário, que reúne secretários estaduais e municipais de educação, o MEC oferece o texto Indagações sobre Currículo, que é, na definição da diretora do Departamento de Políticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Jeanete Beauchamp, “um documento provocador do debate” e ponto de partida da discussão.
Indagações sobre Currículo é composto de quatro textos preparados por especialistas, que abordam os temas: Currículo e Desenvolvimento Humano, de Elvira Souza Lima; Os Educandos, seus Direitos e o Currículo, de Miguel Arroyo; Currículo, Conhecimento e Cultura, de Antônio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; e Currículo e Avaliação, de Cláudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.
Após cada uma das quatro apresentações, os secretários e entidades nacionais que representam diferentes setores da educação participam de atividades em grupo para aprofundar a discussão e sugerir temas. Ao final do evento, diz Beauchamp, a SEB sistematiza as sugestões e consolida um documento que será enviado a todas as escolas das redes públicas estaduais e municipais, onde o debate continua. Com essa dinâmica, que parte do dirigente estadual e municipal e chega à ponta, que é a escola, o MEC pratica a democracia na definição e construção de suas políticas, diz a diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Evento – O seminário será aberto nesta quarta-feira, 8, às 8h30, no Bay Park, na Vila Planalto, em Brasília, e se estende até sexta-feira, 10. No evento, o MEC tem a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Nesta primeira edição, reúnem-se secretários estaduais e municipais de educação do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O programa do seminário está na página eletrônica da SEB.
Ionice Lorenzoni